SANTOS OFÍCIOS

Madeira

Localização

Página Inicial
Localização
Visita
Peças Arte Popular Portuguesa

Madeira
Cerâmica
Cerâmica/figurado
Pedra
Latoaria
Cortiça
Tecelagem
Cestaria
Bordados
Azulejos
Outros materiais

Lista de Artistas Populares
Textos sobre Arte Popular
A nossa última Viagem
Destaques
O Que Dizem Acerca de Nós

Condições de Venda

E-mail:
santosoficios@santosoficios-artesanato.pt

Fax: 21 886 36 63
Tel: 21 887 20 31

 

 

Santos Ofícios é um espaço dedicado à arte popular e tradicional portuguesa onde cada peça, cuidadosamente escolhida, representa uma determinada região do país.


Encontra-se na Rua da Madalena num edifício classificado desde 1978 como imóvel de interesse público, inserido na zona de protecção da Baixa Pombalina e mandado construir pelo Conde de Soure poucos anos depois do terramoto de 1755, sobre os escombros da Igreja de N. Srª da Conceição dos Freire.


O interior dos Santos Ofícios foi alvo de um cuidadoso trabalho de requalificação, que permitiu pôr a descoberto arcos com tijoleira antiga que desenham uma cruz em tijolo burro na parte central dos eixos dos tectos, bem como preservar toda uma parede de azulejos da fábrica pombalina do Rato.

É neste espaço que mostramos trabalhos feitos à mão nos mais diversos materiais: pedra, barro, folha de alumínio, folhelho de milho, madeira, lã, algodão, cortiça, juta, pano, papel, ráfia, silva, vime ...


Santos Ofícios, situado a caminho da Sé Patriarcal e do Castelo, junto à Igreja da Madalena, está aberto todos os dias, excepto aos domingos, das 10h00 às 20h00 e é referido elogiosamente pelos principais e melhores guias turísticos internacionais.

 

A vermelho, fragmento dos arruamentos de Lisboa anteriores ao terramoto de 1755.